FAQ

O que motivou a mudança de formato do evento?

Esse ano estamos trazendo um evento totalmente diferente. Entendemos que era necessário sair daquele modelo tradicional de “feira shopping center” para entregar aos profissionais que participam do evento mais inovação e interatividade, em um formato diferente, todo dividido em praças com conteúdo e experiência únicas.

Com qual mercado e tipo de tecnologia digital o evento dialoga? Quais são os números do mercado brasileiro que justificam um evento dessa magnitude?

Em primeiro lugar, o 5º IT FORUM EXPO é evento-âncora da São Paulo Tech Week, festival que celebra o DNA criativo, inovador e empreendedor da cidade de São Paulo.

Dessa forma, ele é reflexo do mercado brasileiro de tecnologia da informação e telecomunicação (TIC), que deverá crescer 2,5% em 2017 sobre o ano passado, segundo estimativas da consultoria IDC. O segmento de TI, sozinho, deve alavancar boa parte dos investimentos, com expansão de 5,7%.

Fonte: https://goo.gl/d1rH75

Além disso, esse é um universo que, mais do que qualquer outro, dialoga em termos globais e de maneira imediata. A partir disso, é interessante dimensionar o volume de dados envoltos em trabalhos de tecnologia da informação: em um minuto, cerca de 2 milhões de consultas são feitas no Google, 100 mil mensagens são enviadas pelo Twitter e 200 milhões de e-mails são disparados, sem contar o volume de informação produzido e armazenado em ambientes domésticos e empresariais, segundo informações da Domo. É neste contexto de mudança constante e risco iminente que a quinta edição do 5º IT FORUM EXPO se propõe a discutir a tomada de decisões criativas.

Fonte: “Data never sleeps”, https://goo.gl/wZmtPB

Qual a previsão de público geral, congressistas, expositores e palestrantes?

Em 2016, o 4º IT FORUM EXPO teve mais de 4 mil profissionais, 200 CIOs, 60 marcas e 120 palestrantes, que discutiram os principais temas ligados ao setor em dois dias de evento. Este ano, com a ampliação do número de plenárias, a expectativa é de que o evento reúna um número maior de participantes interessados em debater os principais desafios e possibilidades de negócios em tecnologia. São esperados 8 mil profissionais da área de tecnologia – entre eles, 200 chief information officers (CIOs). Ou seja, ele deve praticamente dobrar. Devem comparecer 400 congressistas, 120 palestrantes e cem marcas como Agasus, Algar Tech, Dell, Embratel, Epson, EY, Google, IBM, Locaweb, Oracle, Serasa Experian, Symantec, Telefonica/Vivo, Tivit e Totvs.

Quais serão os principais temas discutidos durante o evento?

O IT FORUM EXPO chega a sua quinta edição consolidado como o principal espaço de grandes negócios, networking e conteúdo de qualidade para profissionais e interessados em TI. Entre os assuntos abordados estarão inteligência artificial, carreira em TI, transformação digital, Indústria 4.0, economia compartilhada e mobilidade. Serão debatidos ainda outros temas essenciais para o setor de tecnologia da informação e comunicação, como internet das coisas, segurança cibernética, empreendedorismo, direito digital e o futuro dos meios de pagamento.

Já existe uma programação definida?

O evento já tem como keynote speakers confirmados nomes como Gil Giardelli, pesquisador de cultura digital, que apresenta tema inspirado na disciplina mais procurada do curso de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos; o historiador Leandro Karnal, que fala sobre “Transformação digital e o fator gente” e o consultor da Hyper Island Jesper Rhode, falando sobre “O passado e o futuro do cérebro”. Também deveremos receber apresentação de Paulo Vicente Alves, sobre o impacto da evolução das máquinas na sociedade. Alves é doutor em Administração pela FGV e atualmente professor em tempo integral da Fundação Dom Cabral (FDC).

Será uma feira de negócios baseada na visitação em estandes, e apresentação paralela de conteúdo? Quais os diferenciais dessa feira?

O conceito do evento mudou, trazendo um novo jeito de fazer feiras. Saímos da “ideia de shopping center”, com estandes organizados por corredores, praça de alimentação e conteúdos isolados. Agora conteúdo, relacionamento e negócios ficam integrados, gerando experiências únicas para convidados e patrocinadores. Serão organizadas praças e suas experiências, como em um verdadeiro festival, além de cinco palcos com debates e palestras.

Por que essas transformações foram planejadas?

Mais do que uma demanda de mercado, essa é a realidade na qual todos estão envolvidos, 24h por dia. Vivemos em um ambiente incerto, fluido, com quebras de paradigmas constantes. Este cenário pede adaptações rápidas das pessoas. A liderança corporativa não pode mais ter dogmas e ser avessa ao risco, porque as transformações tecnológicas exigem mudanças profundas e uma nova forma de convivência

Como será organizado o evento e suas atrações?

O evento será composto por palcos. O principal possuirá 360º, com plenárias em seis apresentações de 1h a 1h30 de duração que abordarão três temas: Futuro (pela manhã); Mercado (à tarde) e Sociedade (à noite). Todos os conteúdos possuem um renomado host e especializado no tema central que convidará outros importantes palestrantes do mercado (CEOs da indústria, CIOs e consultorias). Além disso, nesse palco principal acontecem oito apresentações artísticas, com performances ou música ao vivo. O 5º IT FORUM EXPO também oferecerá aos participantes outros cinco palcos menores e as ilhas de experiência.

Um deles é o Palco Íris, que apresentará conteúdos de até 60 minutos com um moderador para introduzir o tema e gerar discussão e até mais três convidados. Nos outros quatro palcos paralelos, empresas apresentam em 30 minutos casos ou projetos com interação da plateia, via um app especial criado para o evento.

Quais outras facilidades e atrações o público poderá encontrar?

O evento também oferecerá aos visitantes dez praças temáticas: Praça IT Mídia; Garage Square (espaço para startups); Lab Square; Solution Square (focada em apresentações de soluções); a Lake Square (praça principal com vasta área de convivência, com uma das principais atrações do evento, o Lago de Bolinhas); a Recharging Square, para recarregar as energias pessoais e dos gadgets); a Immersive Square (imersão digital); CXO Square (com atrações para C-levels); Innovation Square (conteúdos e experiências ligadas a inovação); e a Connect Square (Praça para conexões one-to-one).

Também acontecem duas premiações: “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” e “Melhores Empresas para Trabalhar em TI”. A primeira é um estudo reconhecido pelo mercado que reúne opiniões de CIOs de todo o Brasil que atuam entre as 1 mil maiores empresas do País. A segunda premiação é realizada pelo Great Place to Work® – GPTW, e reconhecida mundialmente. Respectivamente na primeira e segunda noite do evento