Imagem Palestrante

Jean Simon

17/10 - 15h30 - Palco High Tech

Seu computador já via, agora está aprendendo a enxergar!

Palestras disponíveis para credenciais:
cxo immerse


Geek assumido e com gosto especial por ciências exatas e tecnologias emergentes. Fez carreira nos grandes integradores de TI brasileiros (7COMm, BRQ, Stefanini), sempre em atividades ligadas a projetos do setor financeiro. Há quase cinco anos, ajudou a fundar a foxfly IT & Marketing onde é CTO e responsável pela operação.

Com foco em marketing digital e inovação, a foxfly vem desenvolvendo projetos que ajudam clientes na migração para o mundo digital de processos fortemente baseados em documentos e planilhas. O foco de atuação é em processos relacionados aos departamentos de Marketing e Vendas de seguradoras, bancos e operadoras de saúde.

Seu computador já via, agora está aprendendo a enxergar!

A proposta da palestra é abordar a importância da visão na vida humana e a evolução da captura e processamento de imagens por dispositivos e computadores tem grande impacto em nossa realidade. A palestra está dividida em três tópicos:

1 – Um pouco de história: Nesse tópico, o palestrante abordará  a importância da visão para os animais e seres humanos (quase 50% do nossos neurônios são usados nesse sistema sensorial).  Em seguida, se abordará rapidamente a evolução da capacidade humana de imitar a visão através de equipamentos e sensores, até chegar a situação atual com uma quantidade enorme de dados visuais sendo capturados a cada segundo.

2 – A evolução do processamento eletrônico de imagens: Nessa parte da palestra, será explicada a diferença entre o avanço da capacidade de captura de informações visuais (câmeras em todo lugar) e a de processamento/entendimento desses dados via aplicações e/ou algoritmos.  A melhora da “captura” da informação visual através de câmeras teve seu desenvolvimento relativamente constante através da história. Já a capacidade de análise, entendimento e reação ao dado visual continuou restrita ao campo da visão humana.  Em seguida, o especialista mostrará a integração de captura de informações visuais com as disciplinas de big-data e IA.

3 – Aplicações e impacto na vida das pessoas: Por último, serão apresentados casos de uso de “computer vision” e a evolução desse tema em diversas áreas.  Serão abordadas algumas áreas de estudo:Direção autônoma – (como essa tecnologia é importante para os carros)Meio ambiente – (Inteligência no tratamento de imagens aéreas)Diagnósticos de saúde – (Classificação de massas mamárias – malignidade)Segurança – (Detecção de movimento irregular ou anômalo)Prevenção a Fraude – (Reconhecimento Facial). No final, serão discutidos rapidamente os problemas éticos e morais que surgem com essa nova tecnologia. Carros autônomos – (Decisões de vida ou morte / menor dano)Análises humanas e invasão de privacidade – Identificação de:Sexualidade, Humor, Sentimentos.