Imagem Palestrante

João Roberto Peres

17/10 - 10h15 - Palco High Tech

Dark Analytics - prospecção de insights estratégicos

Palestras disponíveis para credenciais:
cxo immerse


João Roberto Peres é pesquisador sobre inovações nos temas ligados à Ciência da Computação e Segurança Cibernética. Atua nos últimos 35 anos como professor, palestrante, consultor (KOMP/FGV) e empresário. Possui formação superior em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com cursos e certificações internacionais ligadas a área de Segurança Empresarial.

É especialista em Governança, Riscos e Compliance (GRC), Prevenção de Fraudes e Corrupção, Perícia Computacional, Gestão de Riscos, Direito Digital, investigação e defesa de Cibercrimes, IoT e Big Data & Analytics. É autor de diversas publicações e e-books, coautor do Guia de Referência “Segurança Corporativa”, da Comissão Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia – OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo). É membro do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance da FIESP, participante do estudo “Bytes de IoT – Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil” do BNDES e o MCTIC, entre outros.

Dark Analytics – prospecção de insights estratégicos

Os dados digitais globais armazenados dobram de quantidade a cada ano e devem ultrapassar 44 trilhões de gigabytes, em 2020. Todos utilizam, produzem e guardam dados, desde um usuário da internet, uma pequena empresa ou uma grande corporação. Boa parte do retido pode ser considerado “lixo digital”, pois é composto por dados desestruturados e praticamente não utilizados ou correlacionados. Esse grande volume de “Lixo Digital”(arquivos de imagem, áudio, vídeo e dados inexplorados da grande “deep web” etc) podem ser denominados de “Dark Data” ou dados obscuros e ou não tratados.

A partir do aparente Lixo Digital surge uma oportunidade imperdível o “Dark Analytics”, atual e irreversível tendência na busca de novos insights para negócios e ampliação do market share, que já agita seguimentos estratégicos como o de “Educação”, na formação de novos profissionais “Cientistas de Dados-DS” e o da “Industria de Software” na geração de novas ferramentas de ECM, Big Data Analytics, AI-Analytics, linguagens especializadas etc. Venha entender as convergências, os campos de aplicação, o potencial das tecnologias, as vantagens, impactos negativos e riscos do dark analytics.

Temas que serão discutidos: