Imagem Palestrante

Rafael Marquez

Dia 17/10 e 18/10 às 12h30 - Praça Ethevaldo Siqueira

IoT - Internet das Coisas: a história do amanhã se escreve hoje

Palestras disponíveis para credenciais:
connect discovery cxo immerse


Rafael Marquez é diretor de Marketing do segmento de Top Clients da TIM Brasil. O executivo tem 16 anos de Grupo TIM Brasil tendo participado no startup da operação móvel em 2001, passando por diversas gerências de Marketing tanto para o mercado B2C quanto B2B e do processo de aquisição das operações da Intelig e AES Telecom, em telefonia fixa.

Atualmente à frente do Marketing Corporativo da TIM é o responsável por toda a gestão de ofertas, portfólio de produtos e soluções de conectividade fixa e móvel, por parcerias, pelo desenvolvimento e relacionamento de clientes do segmento corporativo de Grandes Contas (Top Clients).

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA executivo pela COPPEAD/UFRJ, Rafael atua no mercado de telecomunicações há 20 anos, tendo participado também do startup da operadora fixa Vésper no Brasil. O executivo trabalhou também no Banco de Investimentos Pactual e participou do startup do site de leilões on-line Lokau.com, da GP Participações.

IoT – Internet das Coisas: a história do amanhã se escreve hoje

Muito tem-se falado sobre o potencial do mercado de Internet das Coisas (IoT), da explosão de dispositivos conectados e da transformação digital, que será possibilitada quando esse segmento ganhar escala. Decisões em tempo real, automação de processos, aumento de produtividade, eficiência em gestão são ganhos latentes quando esse “amanhã” chegar. Mas para isso precisamos desde já encarar de forma estrutural e articulada os desafios e paradigmas que viabilizarão a Internet das Coisas ter crescimento exponencial. Que sejam enfrentados, debatidos e simplificados, para que o Brasil não perca o trem da digitalização e, porque não dizer, do desenvolvimento do País.